Como melhorar o metabolismo

Como melhorar o metabolismo

O corpo humano é uma máquina complexa. Como todos os carros, o corpo precisa de combustível – todo mundo sabe que, sem gasolina, um carro não vai a lugar nenhum, e o combustível ruim começa a sucumbir, se não parar. É por isso que se gera energia, graças à qual o motor ganha vida. Todos os organismos vivos, incluindo humanos, funcionam aproximadamente da mesma maneira. A “gasolina”, ou seja, o alimento que comemos, está incluída em uma cadeia de transformações químicas. Como resultado, a energia e os compostos necessários para a vida são formados e os subprodutos são removidos do lado de fora. Proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, água … Todos eles entram no corpo com os alimentos e entram no metabolismo, ou metabolismo (traduzido literalmente como “transformação”). Mas o que vai acontecer com a pessoa se esse processo der errado e falhar? Os distúrbios metabólicos podem ser evitados e como fazê-lo? E o mais importante, por que é tão importante que todos saibam sobre o metabolismo? Vamos resolver isso em ordem.

“O metabolismo é um metabolismo, um conceito amplo que caracteriza todos os processos que ocorrem no corpo humano. Os distúrbios do metabolismo são mais frequentemente mencionados quando se trata da violação de gorduras e carboidratos”, disse a professora e doutora em medicina Antonina Starodubova à RG. Vice-Diretor da Instituição Orçamentária do Estado Federal “Centro Federal de Pesquisa em Nutrição e Biotecnologia”.

A maioria das pessoas hoje associa o metabolismo à rapidez com que queimam calorias e perdem peso. Essa abordagem é muito simplista. Metabolismo é o uso de energia para a própria vida.

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Existem três maneiras principais pelas quais o corpo gasta energia dos alimentos: repouso, movimento e ingestão de alimentos.

Surpreso que o corpo consiga queimar energia enquanto descansa? Até o fato de você simplesmente viver exige custos sérios: energia (60-70 por cento do consumo diário) é gasta na regulação da temperatura corporal, formação de células, batimentos cardíacos, circulação sanguínea, respiração, etc. A propósito, o cérebro também precisa de energia (é por isso que dietas rígidas e restrições freqüentemente causam diminuição da concentração).

Com relação à ingestão de alimentos, a energia que o corpo usa para digerir os alimentos é de 5 a 10% do total da ingestão diária. Está provado que se você comer com frequência, pouca comida saudável, a taxa metabólica e a queima de calorias aumentarão. A fórmula é simples.

A atividade física é responsável por até 30 por cento do gasto energético diário total. É importante compreender que o movimento não pode ser “armazenado”.

No entanto, existem situações em que o corpo começa a “economizar” as calorias que entram nele. Muitos estão familiarizados com o estado em que não há forças nem mesmo para as atividades diárias mais comuns, ou quando você se encontra com um suprimento de novos quilos. Então, o equilíbrio está quebrado em algum lugar.

“Mais cedo ou mais tarde, quaisquer distúrbios no corpo levam a queixas: fraqueza, fadiga, dor. A causa desses sintomas pode ser identificada nos estágios iniciais pelos resultados de um exame bioquímico de sangue. Como regra, o nível de lipídios” ruins “, glicose e alguns outros indicadores Mas, para identificar essas alterações, é necessário fazer um exame médico em tempo hábil e, se surgirem queixas, consultar imediatamente um médico ”, explica Antonina Starodubova.

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Para se sentir bem, ativo e atraente, é importante saber sobre a prevenção de distúrbios metabólicos.

“O principal segredo da prevenção é um estilo de vida saudável. Movimento é vida, o que significa que todos os dias uma pessoa deve caminhar 10.000 passos ou 40 minutos de movimento ativo. E certifique-se de estar atento ao que ingere. A alimentação deve ser regular, pelo menos três uma vez ao dia, de preferência no mesmo horário. Em cada refeição, a dieta deve ter dois grupos de alimentos: cereais – cereais, pão integral, bem como vegetais, frutas, no mínimo 400 g por dia. nozes, leguminosas, peixes … Mas não se deve abusar do sal e do açúcar. São eles que muitas vezes podem causar um desequilíbrio no metabolismo ”, explica o professor.

Recentemente, o “RG” falou sobre o programa regional , que já começou a operar na região de Penza , voltado para a mudança de estereótipos alimentares. Como parte da iniciativa, os pontos de venda da região não apenas colocaram faixas sobre alimentação saudável, mas também encontraram uma oportunidade de oferecer verduras e legumes gratuitamente aos visitantes. Funcionários da medicina realizavam tais ações não de uma boa vida. De acordo com o relatório Rospotrebnadzor “Sobre o estado de bem-estar sanitário e epidemiológico da população na Rússia”, a região de Penza foi incluída no número de regiões onde a maioria das pessoas é obesa. Segundo as estatísticas, a taxa de incidência de obesidade na região era de 678 por cem mil habitantes e, nos últimos três anos, quase dobrou. Em outras regiões, os números também são pessimistas .

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Todos os meses, há novas pesquisas de cientistas de todo o mundo sobre quais alimentos e bebidas afetam a função metabólica. Entre as últimas descobertas, o chá contribui para a perda de peso , pois altera a microflora intestinal. No final das contas, o consumo regular de chá levou a uma redução nas bactérias que causam obesidade. Há muito trabalho científico dedicado ao efeito das especiarias na melhoria do metabolismo: por exemplo, pimenta, gengibre e alho ajudam a gastar calorias adicionais nos processos de conversão de calor. Canela, cardamomo e muitos outros também são conhecidos por sua capacidade de “despertar” o corpo. Mas é importante não esquecer o sentido de proporção na hora de adicionar temperos e lembrar que muitos deles abrem o apetite.

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