Como retardar a menopausa e aproveitar a vida

Como retardar a menopausa e aproveitar a vida: cinco maneiras de parar de ter medo da menopausa

Menopausa. Esta palavra não nos diz nada por muito tempo. Bem, a menos que alguém diga sobre um vizinho nervoso: “Oh, ela, ela provavelmente está no clímax.” Nós brincamos, às vezes simpatizamos com mulheres com mais de 50 anos, e sabemos que a menopausa definitivamente não é tão cedo.

No entanto, o tempo passa, e cada novo dia aproxima qualquer mulher desta incompreensível, mas já não amada palavra “clímax”. Aliás, a que está associada não só a palavra “menopausa” e a ausência do ciclo menstrual, mas também algum tipo de reestruturação especial do corpo com alteração dos níveis hormonais. Aliás, com a qual uma vida completamente diferente está associada: quando as ondas de calor são atormentadas no momento mais inoportuno, a atividade cerebral, a força física e a atratividade diminuem, vagas colapsos nervosos, condições e doenças aparecem. E então outra pessoa “compassiva” diz com simpatia: “Bem, nada, porque todo mundo está envelhecendo!”

Em geral, como parece a uma mulher, repentina e irrevogavelmente de jovem, atraente, ativa e bem-sucedida, ela pode se transformar em outra pessoa. E se você pode tolerar as mudanças externas relacionadas à idade ou tentar disfarçá-las com os meios da cosmetologia moderna, então os problemas internos que vêm com a menopausa evocam apenas pensamentos sobre uma qualidade de vida completamente diferente.

O que acontece com o corpo?

Então, o que realmente acontece com uma mulher depois de 45 anos? Estamos acostumados a colocar um sinal de “igual” entre as palavras “menopausa” e “envelhecimento”. Vamos descobrir: o que é envelhecimento?

Temos a tendência de pensar nisso como um aumento na probabilidade de morte com a idade. No entanto, isso não é verdade. O envelhecimento é essencialmente um processo de declínio da atividade em todos os momentos que definem a vida. Se considerarmos o envelhecimento do ponto de vista de fatores-chave que são básicos no trabalho do corpo, então, na verdade, é um processo lento e gradual de inibição da recuperação do corpo e do processo de acúmulo de colapsos, que é o resultado da interação do meio ambiente e nossos genes. Além disso, a ação desse ambiente será regulada pelo estresse, metabolismo, reprodução, níveis hormonais e mudanças protetoras nas próprias células.

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A vida, do ponto de vista da medicina, é, antes de tudo, o equilíbrio do metabolismo, da energia, da informação em diferentes níveis de organização do sistema biológico do corpo, que é sustentado por processos metabólicos geneticamente programados. Todo esse processo tem como função a autossustentabilidade, o desenvolvimento e a reprodução.

Consequentemente, esses processos diminuem com a idade. Eles são mecanismos de envelhecimento. Em geral, este é um efeito destrutivo de mudanças impróprias no metabolismo interno e da ação de fatores externos de estresse sobre as características individuais do organismo.

Sinais de menopausa

Se nos voltarmos para a teoria, existem vários períodos na vida de uma mulher.

  1. Período reprodutivo: dividido em precoce, floração e tardia. A tardia é caracterizada por diminuição da capacidade de fertilização, diminuição da reserva ovariana e baixo indicador do hormônio
  2. Período de transição da menopausa: caracterizado por um alto nível de FSH, uma nova diminuição do número de folículos antrais e do hormônio anti-Mülleriano (e inibina B). Este período também pode ser precoce ou tardio.
  3. A menopausa é o último período menstrual determinado retrospectivamente – um ano após a ausência da menstruação. A idade média da menopausa é de 45-50 anos. A menopausa é considerada prematura antes dos 40 anos.
  4. Um grande período separado em torno da menopausa é a perimenopausa. Começa durante a transição da menopausa e termina 12 meses após o último período menstrual. Então a perimenopausa vai para a pós-menopausa, que dura, em média, 5 a 8 anos.

E apenas no período da pós-menopausa tardia, processos significativos de envelhecimento somático vêm à tona, que irão capturar tanto as condições associadas à idade quanto as condições especiais relacionadas à saúde da mulher. “Olá”, disfunções sexuais, violação da vida íntima, sobrepeso e até obesidade ou síndrome metabólica, e nos piores casos – o risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares em todas as suas variedades, coagulação sanguínea prejudicada – hemostasia, aumento da coagulação, risco de tromboembolismo venoso. Além disso, disfunções do sistema nervoso central, funções cognitivas prejudicadas, até doença de Alzheimer, osteoporose e osteoartrite, comprometimento da estrutura do tecido cartilaginoso são possíveis …

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Qualquer mulher quer evitar tudo isso ou, pelo menos, empurrar o mais tarde possível, preservando o brilho da vida, a clareza de espírito e seus atrativos pelo maior tempo possível.

Olhando para a menstruação da mulher, o conceito de prevenção é bastante simples e lógico. E é eficaz. É por isso que a melhor forma é a profilaxia oportuna e individualizada. E é efetivamente complementado pela reposição da atividade metabólica.

A boa notícia: em geral, a duração e o trajeto da menarca (primeira menstruação) à menopausa (ausência de menstruação) são considerados um processo totalmente previsível. Portanto, é possível gerenciar este programa.

Como retardar a menopausa, e em que está prestando atenção a medicina eficaz e personalizada moderna?

A prevenção e correção atempada das manifestações da menopausa, incluindo o problema das doenças associadas à idade, não é apenas uma “pílula mágica”. É um conjunto de ações para manter uma alta qualidade de vida.

A base para uma boa qualidade de vida é:

  • Terapia hormonal personalizada para a menopausa, junto com a adesão a um estilo de vida pessoal saudável que corresponda às características da genética. Esta é a base da saúde da mulher durante a menopausa.
  • Um estilo de vida saudável e personalizado que incluirá necessariamente: parar de fumar e abusar do álcool, escolher uma estratégia nutricional individual e controlar a microbiota intestinal, selecionar e realizar exercícios regulares e controlar o estresse de maneira eficaz. Com base em sua composição genética, seu médico definirá uma dieta restritiva e a ingestão de nutrientes para ajudar seu corpo a funcionar perfeitamente.

A partir dos 50-60 anos, a mulher vivencia o aparecimento e o desenvolvimento de muitas doenças crônicas, que afetam apenas a qualidade e a duração de vida. Conclusão: não é a menopausa em si que afeta, pois se trata apenas de uma determinada fase da idade e nada mais. É apenas como essas doenças associadas à idade ocorrem e fluem!

As principais condições que podem acompanhar a menopausa e prejudicar a qualidade de vida incluem:

  • sobrepeso (obesidade), síndrome metabólica, diabetes;
  • doenças cardiovasculares;
  • osteoporose, osteoartrite, diminuição da força e tônus ​​muscular;
  • diminuição das funções cognitivas (inteligência prejudicada), condições depressivas;
  • diminuição da qualidade de vida sexual;
  • alterações benignas e malignas nos tecidos.

No entanto, é claro que essas condições podem ocorrer em qualquer idade. Portanto, não importa quantos anos você tem. É realista começar e fazer algo agora para retardar significativamente o seu envelhecimento e melhorar a qualidade de vida.

Pesquisas médicas em larga escala mostram que, se as pessoas começarem a levar um estilo de vida saudável na primeira metade, a idade média pode aumentar para 86 anos. Para isso, basta abandonar os maus hábitos, como o tabagismo (e passivo), o consumo excessivo de álcool (às vezes se recusa absolutamente), seguir orientações personalizadas sobre alimentação individual funcional, ter um atendimento regular, pelo menos meia hora, diariamente, individualmente selecionados, exercem e previnem o estresse psicológico. Ou seja, trabalhar dentro da estrutura de seu programa de gestão.

Além disso, é necessário treinar periodicamente os sistemas de defesa do organismo, observar um regime de sono e repouso. Mesmo se você estiver na casa dos 40 anos, seguir essas recomendações o ajudará a controlar o desenvolvimento das principais causas de morte. Parece, claro, familiar e banal, mas é importante entender o que exatamente acontece quando uma pessoa adere a um estilo de vida pessoal saudável e como você pode ajudar sua longevidade saudável.

Todos nós sabemos sobre a longevidade única dos indivíduos. Há casos em que as pessoas vivem mais de 110 anos. Acontece que os genes desempenham um papel decisivo nesse fenômeno. O feliz proprietário do genótipo de fígado longo tem todas as chances de viver mais de 90 anos sem fazer nenhum esforço. Talvez seja você quem tem sorte? Já agora você pode passar em testes genéticos e avaliar sua hereditariedade. Em Chelyabinsk, isso pode ser feito de forma rápida e confortável na Premier Clinic. Por muitos anos, os especialistas têm usado um método eficaz de prevenção – a terapia hormonal da menopausa oportuna e individualmente selecionada. Anteriormente, tinha o nome substitutivo.

É fundamentalmente importante que a estratégia de prevenção em si comece com a triagem, uma avaliação completa dos fatores de risco, história hereditária e somática, e a eficácia aumenta com a inclusão de uma avaliação dos riscos genéticos moleculares do paciente.

Em que se baseia a abordagem?

Estudos mostraram que a probabilidade de viver mais de 80 anos com um genoma médio é de 20-30%. E o resto da contribuição para a longevidade é feita pelo estilo de vida e fatores aleatórios. Eles serão o ponto de partida para o desenvolvimento de mudanças associadas à idade.

No aspecto genético, a longevidade humana é determinada pela interação de três genéticas diferentes ao mesmo tempo: os genes do DNA nuclear (DNA contido no núcleo de cada uma de nossas células), os genes do DNA mitocondrial (as mitocôndrias são as substâncias energéticas da célula) , graças à energia com que a célula vive, desempenha a sua função e fornece energia às células vizinhas), e genes da microbiota. Esta é a coleção de bactérias em nossos intestinos. Todas as três genéticas estão em complexas interações entre si, bem como com o estilo de vida e o meio ambiente. É o resultado dessa interação que determina nossa longevidade e qualidade de vida.

Com base nesses dados, formou-se uma abordagem moderna para prevenir e apoiar nossa vida vibrante e cheia de emoções. Os especialistas explicam: não podemos influenciar o DNA nuclear de uma célula, mas podemos influenciar a expressão de genes mitocondriais! Você só precisa … alimentar a gaiola corretamente.

Linguagem científica

Microbiota (microflora) são microrganismos que vivem nos intestinos, na pele e nas membranas mucosas do corpo. Eles ajudam a digerir os alimentos, produzem vitaminas, ácidos, nutrientes. Mas, sob a influência de alguma microbiota, vários aminoácidos tóxicos são formados no trato intestinal, os quais treinam nosso sistema redox. O equilíbrio da microbiota é importante para evitar interrupções.

Em linguagem simples

A genética da microbiota é determinada ainda no útero, e a preservação e manutenção de seu correto equilíbrio (a proporção de bactérias e fungos em sua composição) afeta diretamente todos os processos e o estado geral do corpo. Cada bactéria “come” seu próprio alimento. Devemos evitar que morram de fome, dar-lhes o “alimento” de que precisam e, inversamente, não dar o que vai ser usado em detrimento da flora benéfica e / ou em benefício da flora ruim. Então, eles vão “ajustar” e controlar os processos do corpo, e nos sentiremos bem, viveremos ativamente, pensaremos com clareza.

Claro, este é um nome metafórico para os processos que ocorrem quando a medicina afeta certos processos no corpo. Mas, na verdade, é: é muito importante que essa célula não sofra carência nutricional (nutricional) e de oxigênio. O médico deve entender o que precisa ser dado ao seu corpo com nutrição. E isso é impossível sem determinar a individualidade da microbiota, sem suporte nutricional e sem a ajuda de nutrientes individuais.

A partir disso, fica claro por que é tão importante monitorar os fatores que auxiliam as mitocôndrias a funcionar e gerar energia, bem como os fatores para o crescimento e existência adequados da microbiota intestinal.

Dica de longevidade nº 1: modificação do estilo de vida

Uma vez que os principais pontos que prejudicam a qualidade de vida na menopausa são as doenças associadas à idade, e, além do componente genético, baseiam-se no mecanismo geral de desenvolvimento e nas causas comuns (estresse oxidativo, inflamação crônica, etc.), esses fatores e causam danos às células e levam ao envelhecimento.

Portanto, o plano de ação, antes de tudo, deve consistir na mudança do estilo de vida:

  • Sono adequado, no escuro correto (para a produção do mais importante regulador hormonal e oncoprotetor – a melatonina, por pelo menos 7 horas.
  • Treinamento obrigatório da atividade do metabolismo das células cerebrais para clareza mental (você pode aprender línguas, resolver quebra-cabeças não relacionados à profissão).
  • Abandonar os maus hábitos e mudar para uma dieta restritiva.
  • Remova efetivamente as toxinas do corpo.
  • Limite os efeitos negativos dos compostos tóxicos no corpo.
  • Realize exercícios regulares e personalizados.
  • Manter o equilíbrio dos hormônios sexuais femininos.
  • Tome nutracêuticos que tenham um efeito benéfico na troca dos hormônios sexuais femininos.

O estilo de vida é a principal causa de sobrepeso e obesidade em mulheres na perimenopausa. E a deficiência de estrogênio contribui para o aumento do tecido adiposo visceral. Portanto, o conceito de prevenção é tão claro: coma menos – faça mais exercícios. Não é tão difícil de implementar na prática, requer apenas uma abordagem individual.

Ao falar sobre atividade física, é importante lembrar que não se trata apenas de uma bela figura. Em primeiro lugar, trata-se de uma bela longevidade. Exercitando-se corretamente, ajudamos a coluna, protegemos o sistema nervoso. É impossível estar sempre de bom humor e não passar pelo estresse sem atividades físicas regulares. No entanto, é importante entender que a atividade física da longevidade é uma combinação com a atividade anaeróbia.

Importante: a experiência da Europa, EUA e Japão mostra que é possível se envolver no processo tanto aos 20 quanto aos 80 anos. Você pode fazer em qualquer idade, mas é melhor começar com atividades tranquilas (ioga, pilates, alongamento).

Com a combinação certa de todos esses pontos de prevenção, é possível conseguir um aumento significativo da força muscular, manter a massa muscular, interromper sua perda, reduzir o acúmulo de tecido adiposo no corpo

Dica de longevidade nº 2: equilibre e personalize sua nutrição

Ao ouvir a frase “alimentação restritiva”, fico tenso na maioria das vezes. Mas isso é apenas uma redução na ingestão de alimentos sem sinais de desnutrição. Para alcançar este resultado, os médicos elaboram um plano nutricional especial no qual o conteúdo calórico é reduzido em 30-40% do usual.

Você já se perguntou por que é importante controlar o que comemos? A comida não é uma alegria inofensiva e uma forma de se mimar. As características nutricionais afetam diretamente a saúde e o curso do processo de envelhecimento. Uma dieta restritiva reduz o risco de carcinogênese, condições metabólicas (diabetes, obesidade), degeneração das células cerebrais, prejuízo cognitivo e patologias cardiovasculares.

Um fato importante: uma dieta restritiva hoje continua sendo o único meio comprovado de prolongar a vida de quase todos os tipos de animais nos quais pesquisas são realizadas.

Isso acontece porque o metabolismo energético e o metabolismo proteico são otimizados, o nível de estresse oxidativo diminui e a resistência do corpo a uma gama muito ampla de efeitos estressantes aumenta: do choque térmico à isquemia. Como resultado, a qualidade de vida é melhorada e o processo de envelhecimento fica mais lento.

As refeições devem incluir (levando em consideração as características individuais) uma ingestão diária de quantidades suficientes de frutas, vegetais, grãos inteiros, peixes, baixo consumo de gorduras animais, carboidratos rápidos e limitação do uso de sal e álcool. Mas não basta comer muitos alimentos vegetais! A qualidade dos alimentos mudou, e os alimentos “saudáveis” modernos contêm apenas cerca de 10% de substâncias valiosas. Por exemplo, para obter uma dose diária de vitamina C por dia, você precisa comer pelo menos 15 laranjas! É improvável que possamos usar tanto em um dia. Portanto, é muito importante compensar a deficiência tomando nutrientes especialmente selecionados com a determinação de seu nível preliminar em uma determinada pessoa.