Gordura abdominal e o que fazer a respeito

A gordura visceral é mais preocupante para a saúde do que a gordura subcutânea

Embora o termo possa parecer datado, “propagação da meia-idade” é uma preocupação maior do que nunca. À medida que as pessoas passam pela meia-idade, sua proporção de gordura em relação ao peso corporal tende a aumentar – mais nas mulheres do que nos homens. Os quilos extras tendem a se estacionar no meio.

Em algum momento, poderíamos ter aceito essas mudanças como um fato inevitável do envelhecimento. Mas agora fomos informados de que, à medida que nossa cintura aumenta, também aumentam os riscos para a saúde. A gordura abdominal, ou visceral, é uma preocupação particular porque é um elemento-chave em uma variedade de problemas de saúde – muito mais do que a gordura subcutânea, o tipo que você pode segurar com a mão. A gordura visceral, por outro lado, fica fora de alcance, nas profundezas da cavidade abdominal, onde cobre os espaços entre nossos órgãos abdominais.

A gordura visceral tem sido associada a distúrbios metabólicos e aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Nas mulheres, também está associado ao câncer de mama e à necessidade de cirurgia da vesícula biliar.

Você tem forma de pêra ou maçã?

A gordura acumulada na parte inferior do corpo (formato de pêra) é subcutânea, enquanto a gordura na região abdominal (formato de maçã) é amplamente visceral. O destino da gordura é influenciado por vários fatores, incluindo hereditariedade e hormônios. À medida que as evidências contra a gordura abdominal aumentam, os pesquisadores e médicos estão tentando medi-la, correlacioná-la com os riscos à saúde e monitorar as mudanças que ocorrem com a idade e o ganho ou perda geral de peso.

A gordura que você pode apertar é a gordura subcutânea. A gordura dentro de sua barriga (a gordura visceral) pode ser vista e medida, mas não comprimida.

Como você perde gordura da barriga? Nenhuma surpresa: exercícios e dieta alimentar. Permanecer fisicamente ativo ao longo do dia, bem como programar tempo para exercícios estruturados, pode ser ainda mais importante do que dieta.

A pesquisa sugere que as células de gordura – particularmente as células de gordura abdominal – são biologicamente ativas. É apropriado pensar na gordura como um órgão ou glândula endócrina, que produz hormônios e outras substâncias que podem afetar profundamente nossa saúde. Embora os cientistas ainda estejam decifrando as funções dos hormônios individuais, está ficando claro que o excesso de gordura corporal, especialmente a gordura abdominal, perturba o equilíbrio normal e o funcionamento desses hormônios.

Os cientistas também estão aprendendo que a gordura visceral bombeia substâncias químicas do sistema imunológico chamadas citocinas – por exemplo, fator de necrose tumoral e interleucina-6 – que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Acredita-se que esses e outros produtos bioquímicos tenham efeitos deletérios sobre a sensibilidade das células à insulina, pressão arterial e coagulação do sangue.

Um dos motivos pelos quais o excesso de gordura visceral é tão prejudicial pode ser sua localização próxima à veia porta, que transporta sangue da área intestinal para o fígado. As substâncias liberadas pela gordura visceral, incluindo ácidos graxos livres, entram na veia porta e viajam para o fígado, onde podem influenciar a produção de lipídios no sangue. A gordura visceral está diretamente ligada a colesterol total e colesterol LDL (mau) mais alto, colesterol HDL (bom) mais baixo e resistência à insulina.

A resistência à insulina significa que os músculos do corpo e as células do fígado não respondem adequadamente aos níveis normais de insulina, o hormônio pancreático que transporta a glicose para as células do corpo. Os níveis de glicose no sangue aumentam, aumentando o risco de diabetes. Agora as boas noticias.

Saiba mais em: Drenefort

Exercício e dieta ajudam a perder gordura da barriga

Então, o que podemos fazer com barrigas atarracadas? Muito, ao que parece. O ponto de partida para manter o peso sob controle, em geral, e combater a gordura abdominal, em particular, é a atividade física regular de intensidade moderada – pelo menos 30 minutos por dia (e talvez até 60 minutos por dia) para controlar o peso e perder barriga gordura. O treinamento de força (exercícios com pesos) também pode ajudar a combater a gordura abdominal. Exercícios pontuais, como abdominais, podem contrair os músculos abdominais, mas não atingem a gordura visceral.

A dieta também é importante. Preste atenção ao tamanho da porção e enfatize os carboidratos complexos (frutas, vegetais e grãos inteiros) e a proteína magra em vez dos carboidratos simples, como pão branco, massa de grãos refinados e bebidas açucaradas. Substituir as gorduras saturadas e gorduras trans por gorduras poliinsaturadas também pode ajudar.

Os cientistas esperam desenvolver tratamentos com medicamentos que tenham como alvo a gordura abdominal. Por enquanto, os especialistas enfatizam que o estilo de vida, especialmente os exercícios, é a melhor maneira de combater a gordura visceral.