O jejum intermitente não queima músculos?

Isso depende da pessoa e da duração do jejum. Durante o jejum, o corpo primeiro decompõe o glicogênio em glicose para obter energia. Depois disso, o corpo aumenta a degradação da gordura corporal para fornecer energia.

O excesso de aminoácidos (os blocos de construção das proteínas) também são usados ​​para energia, mas o corpo não queima seus próprios músculos como combustível, a menos que seja necessário.

Alguns estudos, no entanto, sugerem que indivíduos mais magros têm maior risco de perda de massa corporal magra e até redução da taxa metabólica. No entanto, parece que essa é uma preocupação menor com indivíduos com excesso de peso.

Em minha experiência com mais de 1.000 pacientes em vários regimes de jejum intermitente, ainda não vi um único caso de perda muscular significativa.

Quais são suas principais dicas para o jejum intermitente?

Aqui estão as sete dicas principais, resumidamente:

  • Beber água.
  • Fique ocupado.
  • Beba café ou chá.
  • Aproveite as ondas de fome.
  • Espere um mês para ver se o jejum intermitente (como 16: 8) é uma boa opção para você.
  • Siga uma dieta baixa em carboidratos entre os períodos de jejum. Isso reduz a fome e facilita o jejum intermitente.
     Também pode aumentar o efeito na perda de peso e reversão do diabetes tipo 2, etc.
  • Não coma depois do jejum

Aprenda mais dicas práticas sobre jejum intermitente 

Como faço para quebrar um jejum?

Suavemente. Quanto mais rápido, mais gentil você terá que ser.

Comer uma refeição muito grande após o jejum (um erro que TODOS nós cometemos, eu inclusive) pode causar dor de estômago. Embora isso dificilmente seja sério, as pessoas geralmente aprendem rapidamente a comer o mais normalmente possível após um jejum.

Saiba mais sobre como quebrar um jejum com segurança 

Não é importante tomar café da manhã todas as manhãs?

Não necessariamente. Este parece ser um velho equívoco, baseado em especulação e estatísticas, e não se mantém quando é testado.

Pular a refeição matinal dá ao corpo mais tempo para queimar gordura para obter energia. Como a fome é menor pela manhã, pode ser mais fácil pulá-la e quebrar o jejum no final do dia.

  • Pular o café da manhã não leva a comer mais
  • NYT: Desculpe, não há nada de mágico no café da manhã

As mulheres podem jejuar?

Sim, mas existem exceções. Mulheres que estão abaixo do peso, grávidas ou amamentando não devem jejuar.

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Além disso, para mulheres que estão tentando engravidar, esteja ciente de que – talvez especialmente para mulheres atléticas com baixo percentual de gordura corporal – o jejum intermitente pode aumentar o risco de menstruação irregular e diminuir a chance de concepção.

Além disso, não há nenhuma razão especial pela qual as mulheres não devam jejuar.

As mulheres podem ter problemas durante o jejum intermitente, mas os homens também. Às vezes, as mulheres não obtêm os resultados desejados, mas isso também acontece com os homens.

Estudos mostram que a perda de peso média para mulheres e homens que jejuam é semelhante.