Queda de cabelo pós-parto

Queda de cabelo pós-parto, a que se deve e o que você pode fazer para fortalecer seu cabelo?

Uma das preocupações das novas mamães no que diz respeito à beleza está relacionada à queda de cabelo após o parto . A mulher pode perceber que após o nascimento do bebê ela perde mais cabelo do que o normal: fica mais cabelo na escova, no travesseiro, na roupa, no banho …

Não se preocupe, é absolutamente normal. A maioria das mulheres perde cabelo nos meses após o parto. Explicamos o motivo da queda de cabelo pós-parto e como cuidar para recuperar o cabelo .

Hormônios e cabelo

Durante a gravidez, todo o corpo é revolucionado pela ação dos hormônios, e o cabelo não é exceção . O cabelo da mulher sofre alterações devido aos hormônios da placenta, causando um aumento na secreção sebácea do couro cabeludo. Portanto, dependendo do tipo de cabelo que a mulher tem antes de engravidar, as mudanças a afetarão de uma forma ou de outra. Alguns têm um cabelo melhor do que nunca , enquanto em outros o cabelo fica quebradiço, oleoso ou opaco.

Esses hormônios também são responsáveis ​​por menos perda de cabelo durante a gravidez. A secreção de estrogênio mantém quase todo o cabelo na fase de crescimento .

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Assim que a mulher dá à luz, dois ou três meses após o parto, ocorre uma perda massiva de todo aquele cabelo que não foi perdido durante a gravidez. Se o normal é que caiam de 50 a 100 fios por dia, nessa fase caem muito mais.

Após o parto, os hormônios são reequilibrados e os cabelos que foram interrompidos na fase de crescimento durante a gravidez começam a cair repentina e abruptamente .

Não é verdade, portanto, que a amamentação seja responsável pela queda de cabelo após o parto . É um dos falsos mitos que a rodeiam e a amamentação não tem nada a ver com queda de cabelo. Uma mulher que não amamenta também perderá os cabelos nos meses seguintes após o parto.

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O que fazer para fortalecê-lo

queda de cabelo pós-parto não é para se preocupar . É um processo fisiológico normal e natural que as mulheres experimentam após o parto. No entanto, existem algumas dicas que você pode seguir para cuidar do seu cabelo nesta fase.

A alimentação é muito importante, pois o bulbo capilar é nutrido pelas vitaminas e minerais que recebe pela corrente sanguínea. O que deve fazer é seguir uma alimentação variada e saudável e não só para fortalecer os cabelos, mas também para a sua saúde e a do seu bebé.

  • Aumente o consumo de frutas e vegetais, laticínios e cereais . Preste atenção especial aos alimentos ricos em vitamina B (aveia, soja, fermento de cerveja, frango, peixe, abacate), ácidos graxos ômega 3 presentes em peixes oleosos, nozes e em alguns vegetais , bem como minerais como cálcio, ferro, iodo e zinco (carne, cordeiro, gérmen de trigo, abóbora, amendoim, ostras, grão de bico, espinafre, etc).

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  • Além disso, na fase de maior perda, evite tratamentos capilares agressivos , o uso excessivo de secadores e ferros de passar, e use um shampoo suave com pH neutro.
  • Existem também suplementos nutricionais para fortalecer o cabelo e dar-lhe densidade e volume, bem como loções e champôs específicos para queda de cabelo, mas na dúvida consulte o seu médico porque alguns não são compatíveis com o período de gravidez e lactação.