Testosterona: mitos e realidade

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, responsável pela masculinidade e influencia fortemente a vida sexual. Uma diminuição do seu nível no corpo pode levar ao enfraquecimento do tônus ​​muscular, aumento da fadiga, calvície e depressão. Sobre o principal hormônio da masculinidade – em nossa revisão.
O corpo masculino produz cerca de sete miligramas de testosterona por dia. Esse hormônio é necessário para o desenvolvimento das características sexuais primárias e secundárias, estimula a construção muscular e é responsável pelo metabolismo da gordura e da libido. A testosterona também é produzida pelo corpo feminino (especialmente em atletas ), mas em quantidades menores
Em um homem saudável, a concentração de testosterona no corpo é 280-1100 ng / dl, em uma mulher – 15-70 ng / dl. No corpo feminino, a testosterona é responsável pelo fortalecimento e crescimento dos ossos, pela formação dos músculos, pelo desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro. E o mais importante, graças à testosterona, o estrogênio é produzido no corpo feminino – o principal hormônio feminino.
As federações esportivas precisam desenvolver diretrizes específicas para os níveis de testosterona no sangue para atletas do sexo feminino com níveis elevados de hormônio masculino e para atletas transgênero .
Por muito tempo, acreditou-se que a agressividade dos homens, seu sucesso em comparação com as mulheres e o desejo eterno de fazer sexo estavam associados a níveis elevados de testosterona. Na verdade, a maioria dessas teses já foi refutada.
Se os cientistas ainda discutem sobre a conexão entre testosterona e agressividade , então a teoria da superioridade dos homens sobre o belo sexo em muitas áreas foi refutada graças a este hormônio: as mulheres podem agir decisivamente, absorver informações rapidamente e não podem correr riscos pior do que os homens.
A testosterona é responsável pela libido, mas mesmo um nível alto do hormônio no sangue não significa que um homem está disposto e pronto para fazer sexo 24 horas por dia. Ele pode ter outros estímulos fortes (trabalho, esportes, obsessão por uma ideia) que o distrairão de seu desejo sexual.
Também foi refutada a afirmação de que quanto mais testosterona no corpo, melhor para ele e mais corajoso o homem. Os níveis hormonais bem acima do normal podem causar irritabilidade, alterações graves de humor e distúrbios do sono.
O excesso de hormônio afeta a perda de cabelo, acne na pele e também pode provocar várias doenças, incluindo ataque cardíaco e derrame.

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O que leva a uma queda na testosterona

Vários fatores levam à diminuição dos níveis de testosterona no sangue: estresse, consumo de álcool e sono insatisfatório. E se você não restaurar o hormônio no corpo, pode cair em um círculo vicioso: devido ao estresse e à falta de sono, a testosterona cai, o que leva ao aumento da fadiga e da depressão, que não permitem combater o estresse.
A falta de vontade de fazer algo e a fadiga constante podem se tornar um sinal de alarme para uma diminuição nos níveis de testosterona no corpo. A testosterona está sempre associada à atividade: física e mental. Outro sinal é o ganho de peso. Mas se você excluir os fatores negativos, os níveis de testosterona podem se recuperar muito rapidamente: isso levará de duas semanas a alguns meses.

Como aumentar os níveis de testosterona

Os níveis de testosterona podem aumentar devido a uma explosão emocional: um evento alegre, uma vitória para a equipe que você apoia, sucesso no trabalho. Mas para realmente restaurar ou aumentar os níveis de testosterona, você precisa trabalhar muito.
Comer, dormir, descansar e fazer exercícios podem ajudar a aumentar os níveis de testosterona.

Comida

A nutrição desempenha um papel fundamental na vida e saúde humana, independentemente dos níveis de testosterona. Mas para a produção do hormônio, o corpo precisa de certos elementos. A dieta deve incluir alimentos ricos em zinco e magnésio (espinafre e saladas verdes), bem como proteínas e colesterol (carne, ovos, abacate, nozes).
Não tenha medo de alimentos que contenham gorduras e colesterol. Estudos mostram que eles ajudam a aumentar os níveis de testosterona, mas as dietas com baixo teor de gordura, ao contrário, podem levar a uma diminuição no nível do hormônio masculino no sangue.
Adicionar vitamina D à dieta pode ser uma boa ajuda, mas o álcool e especialmente a cerveja não são recomendados – eles levam a uma diminuição na testosterona.

Treinos

O exercício sozinho pode levar ao aumento dos níveis de testosterona. Mas para realmente ajudar o corpo a produzir esse hormônio, você precisa de um treinamento sistemático. Os mais úteis são os exercícios básicos: supino, agachamento, levantamento terra, pois trabalham os músculos grandes. Cardio pode ser eficaz para queimar gordura, mas não para aumentar os níveis de testosterona.
Você também não deve exagerar no treinamento: isso causará fadiga e excesso de trabalho e, portanto, estresse, o que levará a uma diminuição no nível do hormônio masculino no corpo.

Descansar e dormir

A maior concentração de testosterona no homem é imediatamente após o despertar, pois a produção do hormônio ocorre durante o sono. Se você começar a negligenciar o sono, o corpo simplesmente não terá tempo para produzir testosterona. Além disso, durante o sono, o nível de cortisol, um hormônio que bloqueia a testosterona, diminui. Em pequenas doses, o cortisol, que também é produzido durante o estresse, não é perigoso. Mas se você está em um estado de constante desconforto e depressão, então mais cortisol é produzido e bloqueia a testosterona.